Santa Casa retoma o projeto “Visita do Irmãozinho” após 3 anos suspenso

Ação busca humanizar o ambiente hospitalar, reconhecendo a importância das relações afetivas e familiares no processo de recuperação de bebês e crianças internadas.

Iniciado em agosto de 2018, o projeto “Visita do Irmãozinho” é uma iniciativa da Santa Casa Fernandópolis, que consiste em permitir que crianças menores de 12 anos visitem seus irmãos internados no berçário e na pediatria do hospital. A ação foi suspensa desde o início da pandemia, mas com o controle da doença e os bons índices de vacinação, o Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (SCIRAS) autorizou a retomada da atividade de forma segura.

Essa modalidade de visita foi implantada como parte das ações do plano institucional de humanização, visando auxiliar no desenvolvimento e recuperação dos bebês e crianças internadas, além de proporcionar momentos importantes em família, como o nascimento. “A aproximação entre os irmãos tem apresentado resultados positivos, tanto na recuperação do paciente, quanto na participação dos momentos importantes da família, pois proporciona um vínculo afetivo, um sentimento de familiaridade e um senso de conexão com a família”, afirma a psicóloga hospitalar, Marina Matioli.

Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho e Humanização, Amanda Cardoso, a humanização na saúde refere-se à busca por proporcionar um atendimento mais acolhedor, empático e centrado no paciente, levando em consideração não apenas os aspectos físicos da doença, mas também as necessidades emocionais, sociais e familiares dos indivíduos.

As visitas são de trinta minutos e podem acontecer das 11h às 12h e das 16h às 17, todos os dias da semana. Para realizar a visita, os menores de 12 anos devem estar acompanhados por um responsável e apresentar documento que comprove o vínculo familiar. Apesar da retomada, é fundamental que todos os visitantes sigam as normas e orientações de segurança do hospital. Isso inclui a entrada de apenas duas pessoas, com revezamento, o uso de etiqueta de identificação visível durante a permanência no hospital, higienização das mãos com álcool e gel e o uso de máscara de proteção facial.

Para mais informações sobre a rotina do hospital, horários de visita, troca de acompanhantes e conhecer o Guia de Internação, basta acessar o site da Santa Casa (www.santacasafernandopolis.com.br) e consultar a guia “Paciente”.