Santa Casa inaugura sala de acolhimento para colaboradores

Projeto foi inspirado em período de pandemia e retomado como ação extensiva do Setembro Amarelo

Em setembro, a Santa Casa Fernandópolis realizou uma série de ações voltadas para o movimento do Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio. A campanha envolveu atividades de sensibilização junto aos colaboradores e pacientes, como a distribuição de cartões com mensagens de apoio, refeições servidas com a cor temática, além de publicações​ com conteúdos informativ​os​​​ nas mídias sociais e nos canais internos de comunicação do hospital. “Por​ ​que devemos cuidar das doenças mentais?”, “O que não se deve fazer diante de uma pessoa sob risco de suicídio?”, foram alguns dos temas abordados.

Para além da campanha e​,​ pensando na importância de se falar sobre saúde mental, ​​o Núcleo de Recursos Humanos​ inaugurou,​ em parceria com a Psicologia Hospitalar, uma sala de acolhimento para os colaboradores. A psicóloga responsável, Marina Matioli, conta que o espaço contribuirá ainda mais com as ações de acolhimento, que acontecem desde março de 2020. “O acolhimento psicológico é um atendimento breve e pontual que, por meio de uma escuta qualificada e com apoio emocional, busca auxiliar o sujeito que está em sofrimento.”

DURANTE A PANDEMIA

Na Santa Casa, os acolhimentos começaram a acontecer no início da pandemia da covid-19. Na época, o setor improvisava e já idealizava novos espaços de escuta, que garantisse​m​ o mínimo de sigilo e conforto ao colaborador. Com o número crescente de acolhimento nas suas mais diversas demandas, a Santa Casa optou por investir em um espaço adequado para essa atuação​. “Com um quadro de quase 600 funcionários, muitos problemas podem impactar o desempenho no trabalho. Esta é uma oportunidade de proporcionar um espaço e um momento para os colaboradores. O hospital precisa ser mais que um reduto de trabalho”​, afirma David Assufe, supervisor do Núcleo de Recursos Humanos.​

POR TRÁS DA AÇÃO

O novo projeto contou com uma rede de apoio. Para ajudar na composição e concretização do espaço e torná-lo uma realidade, a Santa Casa recebeu diversas doações: um jogo de estofado da Tapeçaria Progresso; uma mesa de apoio da empresa Mota Porto; um papel de parede da Peteca Digital; um jogo de almofada da doadora Lucilene Cáceres de Oliveira; R$ 200 do Laboratório Unilab e outras arrecadações de itens e valores em dinheiro das colaboradoras Lismara Daon, Leticia Caramelo, Genilde de Almeida e Maria de Fátima Pierobom.

O início dos atendimentos na sala de acolhimento está previsto para a segunda semana de outubro, e estará disponível para todos os colaboradores que solicitarem o serviço.