Santa Casa de Fernandópolis recebeu carreta do Hospital de Amor durante o Outubro Rosa

Na última segunda-feira, dia 28 de outubro, o estacionamento da Santa Casa de Fernandópolis foi o ponto de parada da carreta de prevenção ao câncer de mama do Hospital de Amor.

Por meio da equipe de trabalho da Unidade de Prevenção de Fernandópolis, a carreta do Hospital do Amor atendeu as funcionárias da Santa Casa e familiares, que haviam previamente agendado o atendimento junto à equipe do Grupo de Trabalho e Humanização (GTH).

A ação, facilitou o acesso das colaboradoras à realização do exame, como destaca a técnica de enfermagem Cleusa Maria Ferreira. “Nós temos uma rotina muito intensa, dividida entre cuidar dos nossos pacientes, as atividades de casa e outras responsabilidades. Essa oportunidade, de realizar os exames aqui no nosso local de trabalho, facilita muito e também demonstra a preocupação da Santa Casa com nós funcionários”.

A carreta é totalmente climatizada e equipada com modernos aparelhos de mamografia, que possibilitam identificar possíveis tumores do câncer de mama. Aproximadamente 90 exames foram realizados na oportunidade, com foco nas mulheres de 40 a 69 anos.

Além de acompanhar o evento, dando suporte à equipe da unidade de prevenção, os integrantes do GTH também desenvolveram outras atividades com as colaboradoras. Em uma sala especial, dentro da própria carreta, foi promovida a ação da beleza, em parceria com o Instituto Embelleze de Fernandópolis, que proporcionou design de sobrancelhas, esmaltação das unhas e orientações de beleza.

“Agradecemos a toda a equipe da Santa Casa e do Hospital de Amor de Fernandópolis que possibilitou esta ação em benefício da saúde de nossas colaboradoras. Todos os anos são realizadas ações de conscientização, mas este ano foi um grande avanço a possibilidade de realizarmos a prevenção dentro da própria instituição”, ressaltou o provedor, Fernando Cordeiro Zanqui.

A ação promovida pela Santa Casa em parceria com o Hospital de Amor de Fernandópolis contou ainda com os parceiros Instituto Embelleze, Difafá Cosméticos, Sônia revendedora Avon, Cidinho do Paraíso, Crectis Alimentos e Doces Juninho.

O CÂNCER DE MAMA

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Para acessar o álbum de fotos no Facebook, clique aqui.