Santa Casa, IACor e FEF promovem evento sobre hipertensão

Na última sexta-feira, a Santa Casa de Fernandópolis, o Instituto Avançado do Coração (IACor) e a Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) realizaram uma ação conjunta em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril.

O evento foi realizado na Portaria Central da Santa Casa, sob coordenação do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital, orientando e realizando a aferição da pressão arterial dos acompanhantes e visitantes dos pacientes internados, colaboradores da Santa Casa e o público em geral.

A hipertensão, usualmente chamada de “pressão alta”, é quando a pressão arterial está, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A doença geralmente não causa sintomas e atinge aproximadamente um em cada três brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, e é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais, segundo a Organização Mundial da Saúde.