Iniciativa da ONG ImageMagica produz crachás humanizados para profissionais de saúde e realiza videochamadas entre pacientes e familiares.
Pacientes internados nos hospitais durante a pandemia da covid-19 enfrentam mais um problema: o distanciamento de familiares e amigos em um momento tão difícil. Isso porque as visitas foram suspensas como forma de prevenir o contágio da doença.
Mas, para amenizar o isolamento durante a internação, a ONG ImageMagica, que utiliza a fotografia como ferramenta de humanização dentro de hospitais, teve a iniciativa de aproximar essas pessoas por meio de visitas virtuais na Santa Casa Fernandópolis (SP).
Além de conduzir as videochamadas, o projeto Conexões do Cuidar, também auxilia na missão de humanizar o atendimento dos profissionais de saúde a partir de crachás de identificação: com uma foto que traz um sorriso e uma mensagem motivacional, o crachá proporciona conexão com o paciente e facilita a identificação entre os próprios profissionais paramentados com EPI’s.
O projeto, que já atuou em mais de 20 hospitais no Estado de São Paulo desde abril, chega em Fernandópolis entre os dias 2 e 15 de dezembro.
“É uma grande satisfação receber este projeto em nosso Hospital, pois dá aos nossos colaboradores um momento de valorização, de cuidado para si mesmos e também de reflexão, pois, no caso dos crachás, eles acabam olhando para si e refletindo sobre tudo o que está acontecendo e o que estamos vivenciando, enquanto as videochamadas possibilitam o fortalecimento das conexões familiares, o que contribui tanto para a equipe que está na rotina assistencial, quanto para o paciente e sua família”, ressalta o provedor da Santa Casa Fernandópolis, Marcus Chaer.
Com celulares esterilizados e utilizados exclusivamente para as videochamadas e para produção das fotos dos crachás, a equipe de educadores da ImageMagica é acompanhada pela equipe de enfermeiros e de psicólogos do hospital para agendar e realizar as ligações com pacientes que aceitam realizar a conexão.
“Após visitarmos alguns hospitais, vimos de perto o quão desolador é o isolamento dos pacientes, ao mesmo tempo em que é angustiante para as famílias que aguardam o boletim médico”, explica André François, fotógrafo e fundador da ONG, sobre como surgiu essa iniciativa.
Até o momento, o Conexões do Cuidar já beneficiou mais de 20 mil pessoas entre pacientes, familiares e profissionais de saúde.
“Nós agradecemos à ImageMagica pela iniciativa e por escolher a Santa Casa Fernandópolis para receber um projeto e uma iniciativa tão importante e motivadora quanto esta”, enfatiza o provedor.
SOBRE A IMAGEMAGICA
Fundada pelo fotógrafo André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento de pessoas utilizando a fotografia como ferramenta de transformação e empoderamento. A ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura, atuando em diferentes causas. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ImageMagica estimula as pessoas a perceberem mais atentamente seu entorno e, com essa reflexão, mudar a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 380 mil olhares transformados com projetos realizados em 19 países. Saiba mais em: www.imm.ong.
DANI FELTRIN – Comunicação ONG ImageMagica