Laboratórios Santa Casa disponibilizam exame de última geração para investigação precoce do Alzheimer

Os Laboratórios das Santas Casas de Fernandópolis, Itápolis e Meridiano passam a disponibilizar o Memora, um exame inovador que representa um importante avanço na investigação precoce da doença de Alzheimer. Desenvolvido pelo DB Diagnósticos, parceiro dos laboratórios da instituição, o teste utiliza biomarcadores plasmáticos capazes de identificar alterações biológicas associadas à doença por meio de uma simples coleta de sangue.

A novidade amplia significativamente o acesso ao diagnóstico precoce, permitindo identificar evidências relacionadas ao Alzheimer anos antes do surgimento dos primeiros sintomas. Até então, esse tipo de investigação dependia, em muitos casos, de exames mais complexos, invasivos e de acesso restrito, como o PET cerebral e a análise do líquido cefalorraquidiano (LCR), ou ainda do envio de amostras para laboratórios no exterior.

Com processamento realizado integralmente no Brasil, na unidade do DB Diagnósticos em Sorocaba (SP), o Memora torna a tecnologia mais acessível à população. Graças à estrutura logística do Grupo DB, as amostras podem ser coletadas em qualquer uma das unidades laboratoriais das Santas Casas de Fernandópolis, Itápolis e Meridiano e encaminhadas para análise com segurança e agilidade.

De acordo com o diretor técnico dos Laboratórios, Rafael Salvador de Almeida, a disponibilização do exame reforça o compromisso das instituições em oferecer diagnósticos cada vez mais modernos e precisos à população.

“A medicina diagnóstica evolui constantemente, e nosso compromisso é garantir que essa inovação também esteja disponível aos pacientes atendidos pelos laboratórios das Santas Casas de Fernandópolis, Itápolis e Meridiano. O Memora representa um avanço importante por ampliar o acesso a uma investigação mais precoce do Alzheimer, contribuindo para que os médicos tenham mais informações para a tomada de decisão e para o acompanhamento dos pacientes.”

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 57 milhões de pessoas vivem atualmente com algum tipo de demência no mundo, sendo que o Alzheimer é responsável por até 70% dos casos. A expectativa é que esse número ultrapasse 150 milhões até 2050, impulsionado principalmente pelo envelhecimento da população. No Brasil, estima-se que aproximadamente 1,8 milhão de pessoas convivam com a doença.

Para o provedor, Marcus Chaer, a incorporação de novas tecnologias reafirma o compromisso das instituições com a excelência na assistência.

“Investir em inovação é investir na qualidade do cuidado oferecido aos nossos pacientes. A disponibilização desse exame demonstra a preocupação constante das Santas Casas em acompanhar a evolução da medicina diagnóstica e oferecer recursos tecnológicos que contribuam para diagnósticos mais precoces e tratamentos cada vez mais assertivos.”

O Memora utiliza biomarcadores sanguíneos validados cientificamente e registrados pela Anvisa, oferecendo uma alternativa menos invasiva para auxiliar os médicos na investigação da doença de Alzheimer. A tecnologia acompanha uma tendência mundial no diagnóstico das doenças neurodegenerativas, tornando a investigação mais acessível e fortalecendo a jornada de cuidado dos pacientes.

Author Info

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação - Santa Casa Fernandópolis