Santa Casa Fernandópolis conquista dupla certificação em melhores práticas de prevenção e controle de infecções

Novas certificações reforçam o compromisso com a segurança de pacientes e colaboradores

A Santa Casa Fernandópolis conquistou no início do mês duas importantes certificações: a Certificação em Boas Práticas de Prevenção e Controle de Infecção e a Certificação Covid Free em seu nível de excelência. Em comparação ao ano de 2021, quando a certificação ocorreu em seu nível de adesão, essas conquistas demonstram o empenho da instituição em proporcionar um ambiente seguro para os seus usuários.

A Certificação em Boas Práticas de Prevenção e Controle de Infecção é uma ferramenta importante na construção de uma cultura de segurança nas organizações de saúde. Ela destaca que o hospital se empenha em implementar medidas eficazes para prevenir e controlar infecções, o que contribui para evitar óbitos e reduzir o tempo de internação relacionado a esse tipo de adversidade.

Para obter o selo, a unidade de saúde precisa alcançar 90% de conformidade com os requisitos exigidos. O processo de certificação envolve várias etapas, começando pelo diagnóstico, até a fase da manutenção da certificação, que requer o envio contínuo de novas evidências com base nas melhorias identificadas durante o processo.

Segundo a enfermeira responsável pela Qualidade da Santa Casa, Franciele Sgoti, as certificações reforçam o compromisso em oferecer um atendimento de excelência e em garantir a segurança de todos os envolvidos em seu ambiente hospitalar. “A conquista desses selos é o resultado do trabalho árduo de toda a equipe, que se empenha diariamente em adotar as melhores práticas e em seguir os protocolos rigorosos estabelecidos. A comunidade de Fernandópolis e região pode se orgulhar de contar com uma instituição de saúde comprometida em oferecer o melhor cuidado possível, sempre colocando a segurança em primeiro lugar”.

Para o provedor, Marcus Chaer, a busca incessante pela qualidade e segurança é um dos pilares da Santa Casa e que essas certificações são reflexo desse compromisso. “Nós vamos continuar investindo em aprimoramento constante e na implementação de novas práticas que visem ao cuidado e à proteção dos pacientes, colaboradores e visitantes. A instituição se orgulha de seu papel na comunidade e reafirma seu comprometimento em oferecer serviços de saúde de alto padrão, pautados pela segurança e pela excelência.

PARA LEMBRAR

Em julho de 2021, a Santa Casa Fernandópolis tornou-se o primeiro hospital do noroeste paulista e um dos poucos do país a conquistar a certificação “Covid Free”. O selo reconhece as boas práticas adotadas pela instituição na prevenção e combate à pandemia do coronavírus. Durante o processo de certificação, foram avaliados 99 itens em diversas áreas do hospital, por profissionais especializados em saúde, baseando-se em referências científicas globais adaptadas à realidade brasileira. A certificação confirmou que a Santa Casa segue os padrões nacionais e internacionais e prioriza a segurança no atendimento aos pacientes com Covid-19 e aos colaboradores do complexo hospitalar.

Em razão disso, o hospital recebeu, em dezembro de 2022, um certificado de reconhecimento público pelas instituições de saúde, em virtude dos serviços prestados durante a pandemia. O evento foi organizado pelo Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto e contou com a presença do ex-secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn, o provedor da Santa Casa, Marcus Chaer, o Prefeito de Fernandópolis, André Pessuto, e o Secretário Municipal de Saúde, Ivan Veronesi, todos também reconhecidos pelas boas práticas adotadas no município.

Com a conquista dessas novas certificações, o hospital se destaca como um exemplo a ser seguido, inspira outras organizações e reafirma seu compromisso em zelar pela saúde da população e em se manter na vanguarda das melhores práticas, visando à prevenção de infecções e ao enfrentamento de desafios futuros.