Santa Casa inaugura Laboratório de Habilidades

O espaço funciona como apoio pedagógico para treinamento de habilidades específicas para diversos procedimentos e cenários na área da saúde.

Desde o segundo semestre de 2022, o Departamento de Enfermagem vem readequando os novos processos de trabalho e estratégias eficientes de ensino de profissionais que integram e atuam no complexo hospitalar da Santa Casa.  Com isso, a equipe inaugurou na última terça-feira (07), um setor chamado Laboratório de Habilidades, que servirá como uma importante ferramenta para potencializar o ensino-aprendizagem para uma assistência mais segura e qualificada. O projeto foi criado e pensado a partir do crescente desafio que as organizações de saúde enfrentam: a segurança do paciente.

Inicialmente, a estrutura atenderá as necessidades da equipe multidisciplinar dos cursos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, servindo, ainda, como ambiente de aprendizagem para residência médica e demais cursos de extensão universitária.

Segundo a supervisora de enfermagem, Juliana Petini, anteriormente os treinamentos eram realizados in loco, ou seja, diretamente nos setores ou na sala de estudos. “Esses cenários continuarão sendo utilizados pautados nos objetivos dos treinamentos. Agora, com o Laboratório de Habilidade, possibilitaremos aos profissionais atuarem ativamente no cenário simulado e, em seguida, refletirem e discutirem sobre o atendimento prestado.”

Com o foco em treinamento permanente, o Laboratório soma-se a um conjunto de esforços no cumprimento de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde. A gerente de enfermagem, Gabriela Duran, conta que a conquista estimula a reflexão sobre as práticas e os esforços realizados para aprimorar a segurança do paciente nos diversos ambientes da Santa Casa. “O olhar para atenuar os riscos assistenciais é uma das nossas principais metas. Sabemos que a identificação atenta dos riscos aos quais os pacientes estão sujeitos tem impacto direto na qualidade do cuidado, pela oportunidade de implementação de práticas de segurança nos serviços de saúde. ”