Santa Casa adquire equipamentos com recursos do Festival Solidário de Mira Estrela

Ação solidária beneficia Unidade de Terapia Intensiva e Ortopedia

Em maio deste ano, a Prefeitura de Mira Estrela organizou um Festival Solidário para custear uma cirurgia do jovem Gerson Victor de Souza Holanda, morador da cidade, falecendo em decorrência de um câncer raro. Embora a morte pudesse interromper a ação, a família de Gerson decidiu manter o evento e todo o dinheiro arrecado foi doado para a Santa Casa.

Com o repasse de R$27.014,75, o hospital adquiriu um aparelho de eletroencefalograma no valor de R$ 18.750,00 e um kit de ortopedia e traumatologia no valor de R$ 8.264,75. Para representar a família do Gerson e toda a comunidade de Mira Estrela e conferir a aquisição dos produtos, a prefeita Priscilla Fernanda Cobacho do Prado, acompanhada do seu pai e coordenador do evento, Antônio Carlos Macarrão do Prado, realizaram uma visita até o hospital. Os representantes foram recebidos pelo provedor, Marcus Chaer, o Diretor Técnico, Dr. Fernando Bertucci e, pela gerente de enfermagem, Gabriela Duran.

Segundo Macarrão, o festival só foi possível, graças ao empenho da família em continuar com o evento e estender a arrecadação em prol do hospital. “Mira Estrela e Santa Casa são parceiras de longas datas. Com a inviabilidade da cirurgia, não pensamos duas vezes em contribuir com o hospital que atende os nossos munícipes”.

Apesar das circunstâncias, a ação demonstra um gesto de solidariedade da família. Em apoio a decisão, Priscila destaca a rede de generosidade formada pela população de Mira Estrela. “A gente fica muito feliz em poder contar com a nossa cidade e os seus moradores nessa causa linda. Agradeço a cada um que participou desse festival e colaborou em prol do Gerson e, também, da Santa Casa que atende a nossa região.”

O USO DO ELETROENCEFALOGRAMA E DO KIT

O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo. Como a atividade elétrica espontânea está presente desde o nascimento, o EEG pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos.

De acordo com Bertucci, o exame é indicado para diagnosticar anormalidades que possam estar por trás de doenças psiquiátricas e neurológicas (infecciosas, degenerativas,), transtornos convulsivos, alterações de consciência, quadros de epilepsias ou suspeita clínica para a doença, quadros demenciais e encefalopatias.

O novo equipamento está instalado na UTI e se encontra em atividade. Já o kit, atenderá as demandas ambulatoriais da ortopedia e traumatologia do hospital, indicado para procedimento traumato e ortopédico, que auxilia na estabilização do membro, bem como na área de exposição a ser operada.