Neste mês, a Santa Casa Fernandópolis marcou presença no Curso de Comunicação em Situações Críticas, planejado pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), do Hospital de Base de Rio Preto, em parceria com a Central de Transplantes de Santa Catarina e com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
O hospital foi representado pela gerente de enfermagem, Gabriela Duran, e pela coordenadora do centro cirúrgico, Polieni Ynohaie, que são membros da Comissão Intra-hospitalar de Transplantes da Santa Casa. Por meio de conversas, dinâmicas e simulações, as colaboradoras puderam ampliar o conhecimento sobre como lidar com os familiares de um potencial doador de órgãos.
A capacitação abordou, de forma teórica e prática, diversos temas, como: sentimentos, comportamentos e experiências de familiares diante da perda, os desafios dos profissionais diante do processo de comunicação e doação de órgãos e a própria comunicação em situações de morte.
De acordo com Duran, todo o conhecimento adquirido no curso será transferido e utilizado pela equipe da Comissão nas abordagens com as famílias. “É um momento sempre muito difícil e delicado. É preciso ter uma comunicação clara e assertiva com os familiares, esclarecer dúvidas e saber acolhê-los”.