Pacientes e colaboradores da Santa Casa recebem orientações sobre o AVC

Os pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores da Santa Casa de Fernandópolis receberam orientações sobre o acidente vascular cerebral (AVC). A ação, realizada por estudantes da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) fez parte do cronograma de ações da Campanha Nacional de Combate ao AVC 2018.

Neste ano, a ação coordenada em todo o país pela Rede Brasil AVC teve como tema: “Reerguendo-se após um AVC”, já que internacionalmente a campanha ganhou o o slogan “up again”, isto é, levantar-se novamente, dedicado ao esforço dos sobreviventes ao AVC.

Sob a supervisão da Prof.ª Me. Luciana Marques Barros e com a participação das alunas Dreyce Barbosa, Ingrid Nascimento, Ingrid Rodrigues, Isadora Araújo e Leticia dos Santos, do curso de Fisioterapia da FEF, foi realizada a distribuição de folhetos e orientação sobre identificação dos sinais e fatores de risco do AVC, além da distribuição de informativos e orientação sobre hábitos de vida saudável.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

O AVC, popularmente conhecido como derrame, é uma das principais causas de morte e de sequelas no mundo e no Brasil. A doença cerebrovascular atinge 16 milhões de pessoas ao redor do globo a cada ano. Dessas, seis milhões morrem.

O risco de AVC aumenta com a idade, sobretudo após os 55 anos. O aparecimento da doença em pessoas mais jovens está mais associado a alterações genéticas. Pessoas da raça negra e com histórico familiar de doenças cardiovasculares também têm mais chances de ter um derrame.

 

*com dados do Ministério da Saúde e Rede Brasil AVC

DENER BOLONHA – Jornalista MTE 67.400/SP

Author Info

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação - Santa Casa Fernandópolis