Santa Casa de Fernandópolis apresenta ações de gestão na Câmara Municipal

Na noite da última terça-feira, dia 12, diretores e gerentes da Santa Casa de Fernandópolis participaram da sessão da Câmara Municipal de Fernandópolis, onde foi exposto aos vereadores e ao plenário, com a participação de representantes de instituições da cidade, clubes de serviço, imprensa e do prefeito André Pessuto, as ações desenvolvidas, a situação atual e metas para o Hospital.

O uso da tribuna foi feito inicialmente pelo provedor, Fernando Cordeiro Zanqui, que após as saudações e agradecimentos, passou a palavra ao administrador hospitalar, Duílio Igor de Oliveira, que apresentou um diagnóstico da gestão, iniciada em abril deste ano.

“Sabemos que a Santa Casa precisa de muito tempo para ganhar forças para continuar a prestar seus serviços a toda a região. Para isso a gestão instituiu um planejamento estratégico, para diminuir gastos e aumentar a receita, bem como cumprir um árduo trabalho em busca de novos recursos financeiros para regularizar o pagamento dos funcionários, profissionais médicos e fornecedores”, frisou Duílio na apresentação.

Um dos pontos destacados foi a revisão de contratos, incluindo parcerias antigas, que foram alteradas para que, tanto a Santa Casa, quanto os parceiros, pudessem obter um acordo justo. “Analisamos todos os contratos e realizamos um levantamento para compreender a aplicação dos mesmos, nos reunindo com os prestadores para que os termos pudessem favoreciam as ambas as partes” afirmou.

O administrador apresentou ainda outras ações importantes que estão em desenvolvimento, tais como o fortalecimento do Plano de Humanização, que preza pela qualidade e eficácia da assistência aos usuários; a recuperação de emendas parlamentares com baixa resolutividade, para que as mesmas fossem liberadas e aplicadas para as melhorias e necessidades do Hospital; melhorias funcionais da administração; e renegociação das dívidas de pacientes para com a Santa Casa.

Sobre a recuperação de certidões, certificações e a renovação de contrato com o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), foi apresentado o trabalho para a regularização de certidões fundamentais para a assinatura de contratos, que demandaram grandes esforços, inclusive de recursos financeiros. “Hoje todas estão regulares, o que nos permitiu celebrar contratos com os municípios, bem como a renovação com o Iamspe”, salientou Duílio.

Questionado sobre a participação dos municípios da região, o administrador esclareceu que a negociação os municípios que tem a Santa Casa como referência para o atendimento de emergência básica (que deveriam ser atendidos em seus municípios, mas são direcionadas para o Hospital) já perduram, no mínimo sete anos, desde quando foi aberta uma ação civil pública, mas que, com o apoio do Judiciário e do Ministério Público, já houve avanço em diversas negociações de repasses.

Sobre o futuro, Duílio lembrou que diversas ações estão elencadas e que estão divididas em curto, médio e longo prazo. “Em apenas quatro meses tivemos muitos desafios, muitos projetos já foram iniciados, porém, ainda não finalizadas. Focamos nossas ações no que era prioritário para que pudéssemos ter uma base sólida para novas ações e, em um curto período, colheremos bons resultados, tudo com muito trabalho”.

DENER BOLONHA – Jornalista MTE 67.400/SP