Colaboradores recebem treinamento sobre gerenciamento de resíduos na Santa Casa

Neste mês de junho, a Santa Casa de Fernandópolis promoveu uma série de treinamentos internos para a atualização dos colabores da instituição sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (PGRSS).

As atividades foram desenvolvidas em conjunto pelo Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH).

“Nessa capacitação, focamos em minimizar algumas dúvidas que podem surgir durante a rotina de trabalho, o que pode contribuir tanto para cumprir as metas do plano de gerenciamento, quanto para outros fatores, como a redução dos riscos de acidentes de trabalho por descarte inadequado dos materiais”, destaca Genilde Carvalho, técnica de segurança do trabalho da Santa Casa.

Por meio de um conjunto de procedimentos de gestão, implementados a partir de bases científicas, técnicas, normativas e legais, o plano traça as diretrizes de manejo dos resíduos dos serviços de saúde dentro da Santa Casa

O treinamento regular dos colaboradores sobre essas normas contribui para a melhor segregação, promovendo a redução do volume, estimulando a reciclagem dos materiais comuns e reduzindo o custo de manejo, o que, consequentemente, gera benefícios à sociedade, por otimizar a vida de útil dos aterros sanitários e valas sépticas, protegendo a saúde e o meio ambiente.

 

DENER BOLONHA – Jornalista MTE 67.400/SP

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