Santa Casa de Fernandópolis reúne prefeitos eleitos da região para debater desafios na saúde pública

Encontro reforça a importância da cooperação entre municípios.

A Santa Casa de Fernandópolis promoveu, na manhã desta quinta-feira (07), uma rodada inicial de reuniões com prefeitos eleitos da região para discutir o futuro da saúde e fortalecer laços entre os municípios. Estiveram presentes os prefeitos eleitos Gleice Castrequini (PSD), de Mira Estrela, Sebastião Carlos Silva (Republicanos), de Ouroeste, Edmilson Pires do Carmo (PSD), de Guarani d’Oeste, José Carlos Baruci Júnior (PL), de São João das Duas Pontes, Pedro de Senzi Neto (PSD), de Estrela d’Oeste, e Reginaldo Marcomini (PSD), prefeito reeleito de Macedônia. Os vice-prefeitos Dr. Júlio, de Ouroeste, e Igor Jandotti, de São João das Duas Pontes, também participaram da reunião.

Durante o encontro, os prefeitos receberam um panorama sobre o histórico da instituição, atualmente em processo de recuperação judicial, e dados sobre o atendimento filantrópico realizado pelo hospital. Para a prefeita de Mira Estrela, Gleice Castrequini, a Santa Casa é “um refúgio essencial para quem mais precisa”, ressaltando a importância de uma relação próxima entre o hospital e as cidades da região. “A saúde da nossa região depende da união de todos nós para garantir esse amparo essencial”, afirmou, elogiando os avanços na estrutura hospitalar desde sua última visita, ainda em exercício como presidente da Câmara de seu município.

A reunião também contou com uma homenagem e agradecimento ao prefeito de Macedônia, Reginaldo Marcomini, pela parceria firmada com a Santa Casa no ano passado. O município de Macedônia celebrou uma subvenção de R$ 80 mil anuais, aprovada pela Câmara Municipal a pedido de Marcomini, para apoiar o hospital em seu plano de viabilidade financeira. Esse auxílio, segundo o provedor Marcus Chaer, é fundamental para compensar o excedente de atendimentos aos moradores de Macedônia, que superou o teto estabelecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 30,65% apenas no primeiro trimestre de 2023. “Investir no sistema de saúde que atende não só Macedônia, mas toda a região, é investir na saúde e no bem-estar de milhares de famílias”, declarou Marcomini ao agradecer a homenagem. A concessão da subvenção foi adotada como medida para equilibrar o excesso de atendimentos, que no primeiro trimestre de 2023 alcançou 1.219 pacientes, ultrapassando a capacidade prevista.

Os representantes eleitos também visitaram as instalações da Santa Casa, incluindo a UTI, o Pronto-Socorro e a Pediatria. Os gestores de Estrela d’Oeste e Guarani d’Oeste manifestaram interesse em adotar o modelo de parceria estabelecido por Macedônia, para reforçar o apoio ao hospital e assegurar atendimento de qualidade para a região.

A Santa Casa de Fernandópolis planeja manter a agenda de reuniões com os prefeitos, fortalecendo a aliança intermunicipal e promovendo um trabalho conjunto contínuo, que permita enfrentar os desafios do sistema de saúde pública e ampliar o acesso à assistência hospitalar para a população da região.

 

Author Info

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação - Santa Casa Fernandópolis