No último sábado, 18, mais de 200 profissionais e lideranças da saúde se reuniram no Centro de Convenções da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, para participar do 10º Encontro Regional das Unidades de Diálise com o Centro de Transplante Renal de Rio Preto e do 10º Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos. Os eventos, que aconteceram simultaneamente, contaram com a presença de diversas autoridades e especialistas da área da saúde.
Representando a Santa Casa de Fernandópolis, estiveram presentes o provedor Marcus Chaer, o presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Dr. Sandro Serafin, a gerente assistencial Gabriela Duran, os supervisores de enfermagem e membros da CIHDOTT Maira Cazarin e Polieni Ynohaie, o supervisor e coordenador da Hemodiálise Heraldo Zago, e a enfermeira Kauani Colombo, também membro da CIHDOTT
No 10º Encontro Regional das Unidades de Diálise, os temas centrais foram a aplicabilidade da inteligência artificial no transplante renal, a análise de dados dos serviços de diálise e transplante, e propostas para agilizar o processo pré-transplante. No 10º Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos, os principais temas discutidos foram o diagnóstico de morte encefálica com Doppler transcraniano, a autorização eletrônica para doação de órgãos e a alocação de órgãos após a doação.
Os eventos reforçaram a importância da colaboração entre unidades de saúde para melhorar os processos de diálise e transplantes, além de fomentar a troca de conhecimentos e práticas inovadoras na área médica e tiveram discursos de figuras da saúde regional, incluindo o Dr. Eleuses Paiva, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, e o Dr. Guilherme Camargo, Diretor do Departamento Regional de Saúde XV (DRS XV) de São José do Rio Preto.