Santa Casa participa de evento que formaliza Tabela SUS Paulista

Governo planeja priorizar procedimentos que enfrentam maiores defasagens e àqueles que possuem uma demanda reprimida

A Santa Casa, a convite do governo estadual, participou na manhã de hoje, 28, do evento que anunciou a formalização da tabela própria para remunerar procedimentos feitos por hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), como Santas Casas e demais instituições filantrópicas do estado. A solenidade aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a participação de figuras proeminentes no cenário político e da saúde paulista.

Denominada de “Tabela SUS Paulista”, a iniciativa propõe um complemento financeiro até cinco vezes maior do que o estabelecido pelo Ministério da Saúde. O Secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva, explicou durante uma coletiva de imprensa no início da tarde que a “Tabela SUS Paulista” complementará com recursos do tesouro estadual a tabela SUS em relação a todos os procedimentos hospitalares. Ele afirmou que nenhum procedimento ficará sem aumento, podendo chegar a um reajuste de até 400%, ou seja, cinco vezes o valor atual. Paiva anunciou, ainda, que haverá aumentos substanciais em alguns casos, como exemplo, os pagamentos por partos normais, que atualmente recebem R$ 443,40 do SUS e serão aumentados para R$ 2.227.

Entidades filantrópicas vêm há anos sofrendo com os valores baixos presentes na tabela do SUS, estabelecida pelo governo federal. Isso tem obrigado os hospitais a buscarem outras fontes de renda para equilibrar suas finanças. A proposta da administração estadual é completar esse montante financeiro.

Para o provedor da Santa Casa, Marcus Chaer, que esteve presente durante o anúncio, a iniciativa paulista representa mudança importante, já que a Santa Casa enfrenta obstáculos devido aos valores baixos presentes na tabela. Para Chaer, com o governo priorizando os procedimentos mais defasados e a demanda reprimida, é possível se pensar em recursos adequados para oferecer um cuidado de saúde digno e ágil aos pacientes que tanto dependem do SUS. “Após anos de luta e desafios constantes, finalmente vemos mais uma possibilidade de uma saúde financeira somada as demais que tanto nos esforçamos para ter. Estamos otimistas com o que essa nova fase trará. Não apenas aliviará o peso financeiro que carregamos por tanto tempo, mas também nos permitirá focar no que realmente importa: cuidar das pessoas”, afirma o provedor.