Santa Casa participa de encontro regional realizado pela Organização de Procura de Órgãos

No último sábado, 5, a Santa Casa participou do IX Encontro Regional das Unidades de Diálise em conjunto com o Centro de Transplante Renal de São José do Rio Preto, e do VIII Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes, realizado pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base de Rio Preto.

O evento reuniu o diretor-executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco, o vice-diretor administrativo do HB e coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Dr. João Fernando Picollo e demais profissionais da área.

O encontro proporcionou um debate sobre o sistema nacional de transplantes, os obstáculos enfrentados pelas unidades de diálise e o processo de doação de órgãos no Brasil. Além disso, foram discutidos assuntos como a profissionalização dos transplantes de órgãos, as estratégias para aumentar a busca ativa por doações nos hospitais e a exploração da questão da morte encefálica e das restrições nos cuidados intensivos.

Para o supervisor da hemodiálise, Heraldo Zago, o evento foi uma oportunidade para a Santa Casa se unir a outras instituições de saúde comprometidas com a melhoria contínua do sistema nacional de transplantes e o aumento da conscientização sobre a doação de órgãos no Brasil. “O encontro nos permitiu compreender melhor os desafios que enfrentamos diariamente e identificar soluções inovadoras para superá-los. O conhecimento adquirido e as conexões estabelecidas certamente terão um impacto positivo em nosso trabalho diário, na qualidade de atendimento aos pacientes e na nossa missão de promover a vida por meio da doação de órgãos”, afirma

A Santa Casa foi representada pela gerente assistencial, Gabriela Duran, pela Supervisora de Enfermagem, Polieni Ynohaie, membros ativos da Comissão Intra-hospitalar de Transplantes, pelo médico coordenador da nefrologia, Dr. Evaldo Garcia Terra, pelas médicas nefrologistas, Dra. Liliany Repizo e Dra. Larissa Terra, pelo Supervisor da Hemodiálise, Heraldo Zago e pelo assistente social, Paulo Sartorio.