Santa Casa Fernandópolis se torna a primeira do Estado de São Paulo e a segunda do Brasil a ter recuperação judicial homologada pela justiça

Ação permitirá que o hospital passe por um processo de reestruturação financeira, visando a sua sustentabilidade a longo prazo.

Na manhã desta sexta-feira, 14, a Santa Casa realizou uma coletiva de imprensa para anunciar uma decisão histórica. O juiz da 3ª Vara Cível de Fernandópolis, Renato Soares de Melo Filho, homologou, na tarde do dia anterior, o pedido de recuperação judicial realizado pela instituição. “A Recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica, concluindo-se que, de fato, o instrumento jurídico é adequado à situação da requerente”, despachou o juiz.

A obtenção da recuperação judicial pelo hospital é um marco no campo da saúde e filantropia, pois normalmente essa medida é adotada por empresas privadas com problemas financeiros. Ao conquistar essa decisão, a Santa Casa se torna a primeira no Estado de São Paulo e a segunda no Brasil a obter a recuperação judicial. A medida traz benefícios importantes, como a supervisão judicial dos dados financeiros da Santa Casa, o que garante maior transparência e controle na administração dos recursos.

Durante a coletiva, o provedor, Marcus Chaer, destacou que outras Santas Casas e hospitais filantrópicos enfrentam situações semelhantes em todo o país. Isso demonstra que a situação enfrentada pela Santa Casa não é única, e a recuperação judicial é mais uma ferramenta utilizada para enfrentar desafios financeiros.

Chaer destacou que a conquista da recuperação judicial apresenta uma série de benefícios para a instituição, como a oportunidade de reestruturar suas dívidas, diminuir os encargos financeiros, interromper, temporariamente, os bloqueios judiciais e estender os prazos para pagamentos. Essas medidas, segundo o provedor, vão contribuir para aliviar a pressão econômica e poderão assegurar a estabilidade da Santa Casa, permitindo que ela prossiga com suas operações e continue fornecendo serviços essenciais à população. “Com a decisão favorável da recuperação judicial, a Santa Casa de Fernandópolis trilha um caminho importante para a superação de suas dificuldades financeiras e para o fortalecimento de sua missão como referência em atendimento médico-hospitalar na região”, afirma.

Nos próximos meses, a Santa Casa concentrará seus esforços na elaboração de um plano de recuperação detalhado, para reestruturar suas finanças e garantir sua sustentabilidade a longo prazo.