A certificação objetiva aprimorar a gestão, a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde.
Há dois anos, a Santa Casa Fernandópolis passa por mudanças e aprimoramento dos padrões dos serviços oferecidos. Pensando a médio e a longo prazo, o hospital almeja receber, agora, a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma ferramenta desenvolvida para auxiliar as organizações a avaliar seus processos e a identificar necessárias melhorias.
A ONA é uma organização não-governamental, com abrangência em todo o território brasileiro, responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento dos padrões e requisitos de qualidade e segurança em serviços de saúde. Ou seja, é o órgão responsável pela criação e gestão da maior metodologia de acreditação atuante no Brasil e certifica a qualidade dos serviços de saúde com foco na segurança do paciente. Atualmente, 11 Santas Casas no Brasil são acreditadas; dessas, apenas 3 (três) se localizam no estado de São Paulo.
A entidade considera que as organizações de saúde são sistemas complexos, onde as estruturas precisam estar dimensionadas e desenhadas para atender o perfil e a demanda existentes, para melhor execução dos serviços. A missão é atender os pacientes de forma muita mais adequada e rigorosa, onde o complexo hospitalar preocupa-se com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência, buscando aprimoramento nas áreas médicas, tecnológicas, administrativa, econômica e assistencial.
Segundo a enfermeira responsável pela qualidade e acreditação da Santa Casa, Franciele Sgotti, os principais motivos para buscar a acreditação hospitalar, incluem a oportunidade de crescimento pessoal e profissional, maior estabilidade da organização, reconhecimento do hospital e de seus profissionais. “Uma instituição credenciada promove melhorias contínuas dos processos e assistência prestada aos clientes, sem falar do fortalecimento da confiança por parte da sociedade e o orgulho dos colaboradores em trabalharem em uma instituição acreditada”, conta.
O objetivo da Santa Casa é atingir um nível de alta qualidade nos atendimentos, com serviços profissionalizados e protocolos eficientes, para, assim, conquistar o certificado de acreditação. O provedor, Marcus Chaer, ressalta que essa acreditação seria mais um avanço para o hospital e, que através dela, será possível analisar os processos de trabalho e a relação com os resultados. “Apesar dos problemas enfrentados, a Santa Casa teve uma melhora significativa nos últimos meses e está no caminho para ser um hospital de referência. Com a colaboração e empenho, iremos conquistar esta certificação”, avalia.