Conscientizar os profissionais da saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê e incentivar a amamentação, esses foram alguns dos objetivos do “Encontro Sobre Aleitamento Materno”, promovido pela Santa Casa de Fernandópolis na última terça-feira, dia 20.
Integrando o “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das ações de promoção ao aleitamento materno, o evento foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH) da Santa Casa em parceria com o serviço de Fonoaudiologia e a unidade Materno-Infantil do Hospital, tendo como público-alvo os profissionais da rede municipal de saúde dos 13 municípios da região.
“Sentimos a necessidade de debater junto aos profissionais das unidades de saúde alguns pontos principais da amamentação, esclarecendo dúvidas e quebrando mitos, para que as mães e bebês que deixam a Santa Casa após o parto possam ser recebidas de forma mais eficiente quando necessitarem do apoio desses profissionais”, ressaltou uma das palestrantes, a médica pediatra Ana Tiemi Shimazu Frigério.
Compuseram ainda a grade do evento o médico residente Vitor Mantovani Martin, a fonoaudióloga Milene Pereira da Silva Fonseca e a enfermeira obstetra Márcia Cristina Samartino Ozório.
AGOSTO DOURADO
Há cerca de vinte anos, a Organização Mundial de Saúde e a UNICEF iniciaram o movimento da “Semana Mundial de Aleitamento Materno”, observada geralmente entre os dias 1 a 7 de agosto, com a realização de diversas ações, no mundo todo, em prol da amamentação.
Agora, a causa ganhou força com o “Agosto Dourado”, que prolonga essa campanha por todo o mês. A cor escolhida está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
DENER BOLONHA – Jornalista MTE 67.400/SP