O serviço é mais um instrumento para aumentar o grau de confiança do poder público e da sociedade com essas demonstrações.
Embora a intervenção judicial tenha incidido na supervisão direta de um Juiz de Direito Interventor e do Ministério Público, fiscalizando e auditando todas as ações informadas pela Administração Judicial, a Santa Casa assumiu para si outra responsabilidade: a de se submeter a uma auditoria externa independente.
Periodicamente, o serviço realiza uma detalhada inspeção financeira-contábil. O objetivo da auditoria é verificar a realidade e certificar que os saldos presentes nos registros contábeis, extratos bancários e no boletim de caixa correspondem com os valores físicos do hospital. Um exemplo claro disso é o Balanço Patrimonial de 2021, avaliado por esta auditoria externa e provada a redução de quase 20% da dívida contábil do hospital, com redução de aproximadamente R$ 10.5 milhões e superávit de R$ 640 mil, fato inédito nos últimos 12 anos no hospital, apresentando redução do valor geral desde 2007, quando o balanço patrimonial começou a ser divulgado.
Como análise final dos últimos dois anos, a auditoria externa constatou que “as demonstrações contábeis […] apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira […], o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil” e que “a administração é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis de acordo com a Lei 6.404/76 e com as práticas contábeis adotadas no Brasil”
Para saber e comparar todos balanços publicados, acesse: https://santacasafernandopolis.com.br/transparencia/balancos/